Como melhorar as métricas de engajamento no seu Instagram

Postado por b.drops em 27 de março de 2020.

Em época de quarentena e isolamento solidário, as pessoas buscam maneiras de se distrair no tempo ocioso dentro de casa. Uma válvula de escape tem sido as redes sociais e os materiais produzidor por elas. Mas, ser um influenciador não é tão fácil quanto parece. Gerar conteúdo vai muito além de postar uma foto e ter seguidores.

Para ser um grande influenciador é necessário engajamento. Preparamos algumas dicas para ajudar a melhorar o envolvimento do seu perfil. Confira abaixo:

O que é engajamento?

 

Muito se fala em engajamento nas redes sociais, mas o que isso significa? É conseguir manter uma interação com a sua “fã base”. De nada adianta um perfil com um número muito alto de seguidores se as suas postagens não têm engajamento. Esses perfis são conhecidos no mundo online como “rede morta”. E, pior que isso, pode parecer que o perfil compra seguidores – atitude considerada, na maioria das vezes, antiética.

Hoje, as empresas que trabalham com o digital utilizam plataformas que conseguem identificar quando um perfil fez uso dessa prática. Comprar seguidores, além de não ser uma atitude correta, não traz engajamento.

Qual a importância?

 

Manter um bom engajamento com a sua rede é estabelecer um relacionamento de confiança e fidelização do público, isso do ponto de vista do influenciador. Já da perspectiva de uma marca, que vai contratar um criador de conteúdo, ter engajamento é muito importante. Porque, mostra a força que você tem em influenciar a vida dos seus seguidores, em direcionar tendências e o quanto os seus pensamentos são relevantes na vida das pessoas. Somando essas forças, a visão de uma marca é o quanto você, como criador de conteúdo, pode alavancar as vendas.

Outro ponto importante são as atualizações do aplicativo. Antigamente, o Instagram organizava o feed dos usuários por ordem cronológica. Agora, os feeds são organizados por engajamento. O algoritmo dessa rede social leva em consideração diversos fatores, como parentesco, preferências e interação. Resumindo, pouco engajamento tem como consequência pouca visualização!

Como ter um maior engajamento?

 

Agora que já pontuamos o que é engajamento e qual a sua importância no Instagram, vamos listar algumas dicas para melhorar o envolvimento do seu perfil:

 

Você tem uma frequência para suas postagens?

É como aquele ditado, “quem não é visto não é lembrado”. Então, o Instagram age dessa mesma maneira. Se você não estiver presente com certa frequência na rede seu perfil perde engajamento, portanto, é bom criar uma rotina de posts.

 

Sabia que tem melhor dia e horário para as suas publicações?

Todo perfil de criador de conteúdo ou de empresa possui um espaço dedicado às métricas. Ao clicar em “informações” você encontra dados sobre a visão geral do seu perfil, atividades, interações e referências do seu público. Dentre elas, os dias da semana e horários que os seus posts têm mais engajamento. Faça uma análise e priorize as publicações com base nas suas métricas.

 

Interaja com os seus seguidores

Como já explicamos, engajamento é interação. Faça posts com legenda que te aproximem com o seu público. Faça perguntas, responda comentários, utilize hashtag e responda directs. É importante que seus seguidores se sintam parte do seu perfil.

 

Utilize todas as ferramentas disponíveis

O Instagram possui diferentes meios para interagir com os seguidores, além dos posts no feed. Nos stories podemos fazer enquetes, perguntas e testes. As “lives”, que são os vídeos ao vivo, estão superpopulares hoje com o isolamento. Elas aumentam o engajamento e o número de seguidores.

Um post completo, com localização, hashtags e marcações também são fatores que influenciam para conseguir um melhor engajamento.

 

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!