5 dicas para o seu salão de beleza enfrentar a crise do coronavírus

Postado por b.drops em 25 de março de 2020.

Continuando nosso especial sobre a crise do COVID-19, recrutamos uma de nossas parceiras, Rosângela Campoli, sócia proprietária da RT Consultoria, para dar algumas orientações a você, dono ou gestor de um salão de beleza.

Se planeje

 

Tudo isso vai passar, mas agora é preciso ter muita calma, paciência e se planejar para o futuro. Faça uma reunião remota com a sua equipe, seja transparente e trace estratégias. Ouça a opinião da sua equipe. Além de fazer com que se sintam acolhidos, eles podem dar ótimas ideias para o futuro do seu salão de beleza.

Reveja os custos e os lucros do seu negócio, assim, você saberá se cada serviço está dando o retorno necessário. Entenda quais são os gastos dispensáveis e cancele, comece a fazer uma reserva financeira e tenha isso como um custo fixo mensal. Ter capital de giro, nesses momentos, vai ajudar a manter as contas em dia mesmo com o seu salão fora de funcionamento.

Se você tem dúvidas sobre como fazer um planejamento estratégico para o seu negócio, veja o post da b.drops clicando aqui, ele ensina como fazer sua análise.

Precisa de ideias?

 

Crie pacotes promocionais, como vouchers, para que os seus clientes possam comprar agora e utilizar quando o salão reabrir. Uma ideia é colocar uma porcentagem de desconto nesses pacotes, da mesma forma que os sites de compra coletiva fazem.

Com o valor recebido das vendas dos pacotes e vouchers será possível adiantar algumas contas, diminuindo a inadimplência no futuro, quando o seu salão retornar à ativa e o dinheiro voltar a entrar. Outra dica é aproveitar o tempo livre para estudar. Você encontra na internet cursos on-line e gratuitos sobre administração, gestão de empresas e outros temas.

Negocie

 

Entre em contato com os seus fornecedores e solicite uma negociação dos títulos que você possui.  Converse com a imobiliária sobre o seu aluguel, faça um levantamento de todas as suas contas. Neste momento de crise, até os cartões de crédito estão dando condições diferenciadas para o pagamento das faturas.

Precisa de linhas de crédito?

 

Procure e pesquise instituições financeiras, faça simulações e analise quais são as taxas de juros para os empréstimos. O “desenvolvesp” e o “BNDS” estão disponibilizando recursos para capital de giro para todos os negócios passarem por essa crise. As carências para começar a pagar vão de nove meses a cinco anos, dependendo de qual órgão você optar.

Procure sempre pesquisar antes de solicitar um empréstimo no seu próprio banco. Não é só porque você é cliente que as taxas serão mais baixas.

Esteja presente nas Redes Sociais

 

Manter contato com os seus clientes nesse momento é essencial para que o seu negócio não seja esquecido. Se o seu salão de beleza ainda não está presente nas redes sociais, chegou o momento de investir um tempo e criar o seu perfil. Hoje, com o período de quarentena e o movimento “Fique em casa”, os olhos dos seus clientes estão voltados para as redes.

Mantenha os dados e canais de contato atualizados. Crie conteúdo sobre cuidados de beleza que estejam alinhados com os serviços que você oferece. Use a abuse dessas ferramentas de divulgação gratuita, que são as redes sociais.

O Instagram oferece diferentes maneiras de conversar com o público, seja no post “feed” ou criando um stories sobre como fazer uma hidratação caseira. Pensando nisso, a b.drops lançou em seu Instagram o desafio #segredodabeleza, chamando todos os profissionais para ensinar ao público qual é o seu segredo. Clique aqui e dê uma olhada no que já rolou por enquanto.

 

A RT Consultoria está há mais de quinze anos no mercado e é uma empresa especializada em gestão para salões de beleza, clínicas de estética, esmalterias, barbearias e spas. Se o seu salão de beleza precisa de consultoria com o estoque, gestão de pessoas, gestão financeira e você não sabe por onde começar, entre em contato com a RT Consultoria.

 

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!