Ser Influenciador em tempos de crise

Postado por b.drops em 20 de março de 2020.

Estamos passando por um momento difícil, uma crise que ninguém previu, onde ninguém estava preparado para viver. Seja como pessoa, consumidor, influencer ou marca, todos estamos sentindo os impactos negativos dessa situação.

Porém, como dizem por aí, toda crise gera uma oportunidade. E é nesse momento de união para diminuir a propagação do vírus, de isolamento solidário, home office e quarentena, que as pessoas estão gastando mais tempo em todas as plataformas digitais. Será agora a hora onde todo o mundo prestará mais atenção nos influencers?

Como a crise do COVID-19 vai nos preparar para novas formas de trabalho

 

Com a pandemia do coronavírus, o mundo todo parou. Escolas, pequenas, médias e grandes empresas, canais de tv, jobs aprovados. Todos estamos nos adaptando ao novo modelo de vida e tentando lidar com a situação da maneira mais saudável possível.

Vivendo uma rotina dentro de casa, como estamos, evitando ao máximo a exposição na rua, as pessoas começam a procurar alternativas online para se entreter e buscar a saúde mental, uma alternativa que está ao alcance de todos, é o uso das redes sociais.

Segundo uma pesquisa da Obviously, agência de marketing de influência, nas duas últimas semanas tivemos um aumento expressivo no uso das redes sociais, principalmente no Instagram. Ainda segundo a Obviously, o aumento nas curtidas diárias foi de 76% nas postagens e 22% nas impressões de campanhas nesse primeiro trimestre de 2020. Vendo o crescimento da campanha “Fique em Casa” com mais adeptos do isolamento solidário e das quarentenas, a tendência é que esses números aumentem e os influenciadores ganhem mais visibilidade.

Seu papel como influenciador

 

Ser influenciador digital, ou criador de conteúdo, não é fácil. Não basta ter muitos seguidores, eles precisam ser engajados com o seu conteúdo, participar da sua vida nas redes, escutarem o que você tem para dizer e levar o seu ponto de vista em consideração.

Resumindo, ser influenciador é interferir diretamente nas decisões e opiniões do seu público, é transmitir mensagens com propriedade e de maneira correta. Por isso, é muito importante que esse profissional tenha consciência e responsabilidade quando estamos vivendo em um momento difícil e atípico, como a crise do COVID-19.

Responsabilidade social e privilégios

 

Um ponto importante quando falamos de influenciadores é a responsabilidade social. Todo influenciador precisa entender que nem todas as pessoas dentro do seu grupo de seguidores possuem o mesmo estilo de vida, os mesmos privilégios.

Ser um influenciador digital é como se tornar uma figura pública, certas coisas precisam ser trabalhadas com delicadeza. Hoje, a pandemia do coronavírus atinge a todos os profissionais, portanto ao abraçar uma campanha, como a do “Fique em Casa” por exemplo, lembre-se também dos profissionais autônomos, das pessoas que não podem deixar de trabalhar ou que não conseguem trabalhar de maneira remota.

O isolamento social é importante nesse momento? Sim!

Pode ser recomendado? Claro, mas não se esqueça de como trabalhar essa mobilização com o seu público.

A importância de se reinventar em momentos de crise

 

Para os influenciadores, as opções são infinitas. As redes sociais já disponibilizam diferentes tipos de interação com os seguidores. Posts no feed, Stories, IGTV, lives são algumas das opções disponibilizadas pelo Instagram, a principal rede social e mais utilizada nos últimos anos.

Neste momento de reclusão, a válvula de escape acaba sendo a vida virtual. Crie DIY (do it youserlf, ou faça você mesmo em português), tutoriais, busque temas leves e divertidos, que possam auxiliar na descontração do seu público.

Para orientar sua base de seguidores atualize os com informações reais, não propague as fake news. Crie conteúdo relevante para o momento, independentemente da quantidade de jobs aprovados, o momento é de união e de entender como devemos nos posicionar.

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!