Líder Organização

Por que fazer pesquisa de satisfação no seu salão de beleza?

Postado por b.drops em 31 de janeiro de 2020.

Fazer uma pesquisa de satisfação no seu salão de beleza é uma prática que traz algumas vantagens ao gestor. É uma forma de estabelecer um canal com a sua cliente, que vai sentir que a opinião dela é levada em conta. Outro ponto importante é o entendimento sobre a satisfação das suas consumidoras com os serviços oferecidos.

Existem diversos fatores que podem influenciar na maneira em que a cliente vê o seu salão. Entender o que leva a sua cliente a ser leal a você, ou não, mostrará se você realmente está entregando o valor que acredita.

Nesse texto, vamos explicar e dar exemplos do porque é importante fazer uma pesquisa de satisfação com as clientes do seu salão de beleza. Além disso, você poderá baixar um checklist com dicas que o ajudarão a implementar uma pesquisa de satisfação em seu salão de beleza.

Mas não adianta nada ler o texto, fazer sua pesquisa de satisfação e guarda-la na gaveta. Use essas informações como uma fonte para enriquecer o atendimento do seu salão de beleza.

Mas como fazer isso?

 

Não é algo difícil de se implementar. O salão de beleza é uma empresa como qualquer outra, dedicar esforços a isso ajudará muito na gestão. Saber se as clientes estão satisfeitas ou não com a sua marca, é essencial para montar uma estratégia.

Antes de tudo você precisa decidir o objetivo da sua pesquisa de satisfação. Quando você estabelece o que quer saber sobre o seu negócio (atendimento, produtos, profissionais, entre outros), estabelecer as perguntas torna-se algo simples.

Aqui você pode baixar um Checklist com tudo que se deve fazer para sua pesquisa ser excelente e com sugestão de perguntas.

Há diversos formatos de aplicar a sua pesquisa. O gestor do salão deverá verificar qual é a melhor forma para seu estabelecimento e sua equipe. Elas podem ser realizadas através de ferramentas online, pessoalmente e até por telefone:

Pessoalmente: Você pode aproveitar o momento do pagamento para abordar as suas clientes para que respondam a pesquisa. Você pode entregar um formulário em papel ou quem sabe até um tablet com as perguntas. Algumas perguntas bem direcionadas feitas pela recepção também podem ser uma grande oportunidade.

Online: Caso você queira automatizar e tenha formas de enviar a pesquisa para a sua cliente, ferramentas como Google Forms e Survey Monkey facilitam o processo. Você cria o questionário online e envia um link para a sua cliente. Pode enviá-los via WhatsApp, e-mail e até SMS. Este formato permite formulários mais longos e elaborados, pois a sua cliente irá responder quando estiver mais tranquila.

Telefone: O contato com a cliente não termina no momento da venda. Você pode ligar alguns dias depois para saber o que ela achou do serviço. Porém pesquisas assim devem ser breves, para não tomar o tempo da sua cliente.

Algumas marcas famosas criam métodos para dar um desconto ou brinde, para as clientes que fazem a pesquisa. A joalheria Pandora, por exemplo, quando você responde a pesquisa de satisfação online, você ganha um espelho ou nécessaire na próxima compra a partir de R$250.

A rede de cinemas Kinoplex, quando o cliente responde a pesquisa online, oferece ao cliente uma pipoca extra na compra de uma pipoca média. No Outback, se o consumidor responder a pesquisa online e informar o código que está na nota fiscal, ele ganha um aperitivo em sua próxima visita, vinculado a compra de um prato principal.

Para estimular que as suas clientes respondam a sua pesquisa de satisfação, pense em fazer algo que você possa vincular com um consumo extra na próxima ida da cliente no salão. Por exemplo. A cliente ganha uma escova no próximo corte.

Teste!

 

Um ponto muito importante antes de você começar a implementar a sua pesquisa é testá-la. É a oportunidade de você verificar falhas e possíveis melhoras. Peça para os seus funcionários responderem a pesquisa e para aplicá-la, assim você faz ajustes finais antes de fazer com suas clientes. Tão importante quanto o formulário adequado, é que as pessoas responsáveis estejam bem treinadas.

O que vou avaliar em uma pesquisa de satisfação?

 

Atendimento

 

A relação com a cliente deve ser boa desde a chegada até sua saída. Não adianta a cliente sair com o cabelo lindo se na hora de pegar o carro no estacionamento o manobrista a destrata. Ser bem atendido é uma válvula para que suas clientes queiram voltar ao seu salão de beleza. Por isso, ter em mente e avaliar esse setor é uma forma de mantê-las por perto. Sugestões de perguntas são:

O quão rápido foi o atendimento do salão Y?

Em quanto você avaliaria o profissional que te atendeu hoje?

Ao chegar no salão, te ofereceram um café ou água?

Organização

 

Ter um salão organizado é uma forma de ajudar o dia-dia da cliente. Prestar atenção na agenda, para nada sair do controle é uma maneira de fazer isso. Afinal, suas clientes não gostam de ser atendidas com atraso. Algumas dicas de perguntas:

Em quanto você avalia o tempo de espera do salão Y?

Qual nota você daria para a organização do salão Y?

Que nota você daria para o nosso sistema de agendamento?

Ambientação

 

Decoração, limpeza, todos os detalhes fazem a diferença. Ter um ambiente em que suas clientes se sintam confortáveis é algo importante. Temos um post com dicas de decoração para salão de beleza e outro com ideias de como entreter suas clientes enquanto estão no seu estabelecimento. O que você pode questionar é:

Em quanto você avalia a decoração do nosso salão?

Você se sente confortável no salão Y?

Quando você foi atendida, o ambiente estava limpo e organizado?

Produtos

 

Será que suas clientes estão realmente satisfeitas com o produto que você usa? Pergunte-as. Às vezes, você investe em produtos mais caros e para elas não faz diferença. Ou elas podem frequentar o seu salão só por que você utiliza a marca X, é importante você ter essa informação. Você poderia perguntar:

O quanto você está satisfeita com os produtos dos nossos procedimentos?

Você acha que falta informações sobre os nossos produtos?

Acredita que o produto X faz a diferença no seu tratamento?

Serviços

 

A pesquisa é uma ótima forma para perceber se as pessoas que frequentam seu salão, realmente conhecem todos seus serviços. Muitas vezes os salões dependem de seus profissionais para vender tratamentos novos, mas isso nunca acontece. Com a pesquisa você pode avaliar se as suas clientes realmente conhecem todos os seus serviços. Neste post, você pode ver como fazer propaganda dentro do seu salão.

Algumas perguntas que podem ser utilizadas:

Você realiza serviços em outros salões de beleza?

Durante o seu tratamento, o profissional te convidou a conhecer outros serviços?

Avaliando esses temas, você poderá incrementar a qualidade de sua relação: salão-cliente. Pois, tudo aquilo que tiver uma avaliação negativa, você poderá trabalhar para aquilo melhorar. Além de conhecer mais suas clientes e os diferenciais do seu salão.

A pesquisa de satisfação é uma forma de você colher informações sobre o seu salão, para enriquecer o planejamento estratégico dele. Você pode usá-las para montar a sua análise SWOT, descobrindo quais são suas Forças, Fraquezas, Oportunidade e Ameaças.

Satisfação x Clientes

 

No decorrer do texto, falamos o quanto mensurar a satisfação do cliente faz a diferença. Ter sua cliente satisfeita com o serviço é uma ótima maneira de mantê-la sempre por perto. Como dito no início do texto, agora você entendeu porque não pode deixar de lado a pesquisa de satisfação do seu salão?

A cada ano que passa, o consumidor muda. Clientes gostam de eficiência. É necessário estar atento as novidades, para sempre melhorar. Satisfazer suas clientes está ligado com superar as expectativas delas.

A cliente do salão satisfeita traz benefícios como:

 

  • Tende a se tornar fiel.
  • Fala sobre o seu salão de beleza para outras pessoas.
  • Prefere você aos seus concorrentes (mesmo que seja mais caro).
  • Faz o ambiente interno do salão ser agradável.

Portanto, medir a satisfação é um indicador da lealdade e das intenções de compra das suas consumidoras. Uma cliente que está supersatisfeita provavelmente não vai procurar pelo seu concorrente.

Você possui mais algum método para pesquisa de satisfação com cliente? Mande para nós no euquero@bdrops.tv

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/bdropstv/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3774