Coronavírus – Quais medidas tomar no seu salão de beleza?

Postado por b.drops em 18 de março de 2020.

A pandemia de Coronavírus que estamos vivendo hoje mudou totalmente a rotina e o planejamento de todas as empresas. Com o segmento de beleza não foi diferente, a quarentena solidária e o movimento “fique em casa” têm cada vez mais adeptos, com isso os agendamentos passaram a ser cancelados e os salões começaram a sofrer com a ausência de seus clientes. Está se sentindo perdido? Veja abaixo nossas dicas sobre como gerenciar a crise do COVID-19 e como reduzir danos em seu negócio.

Quais cuidados tomar?

 

Cada caso é um caso e, em meio à crise, toda decisão pode mudar da noite para o dia. O Ideal é que cada salão de beleza siga as ordens e recomendações do seu estado, ou município. Se o seu salão ainda está em atendimento, as medidas a serem tomadas devem seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as principais iniciativas que podem ser colocadas em prática, estão:

– Disponibilizar álcool em gel em diferentes pontos de acesso;

– Higienizar balcões e estações de atendimento a cada cliente;

– Higienizar frequentemente os ambientes do salão;

– Posicionar os atendimentos com, no mínimo, 1 metro de distância;

– Reduzir o horário de funcionamento do local;

– Realizar rodízio entre os funcionários;

– Oferecer serviços em espaços reservados ou a opção de delivery;

– Oferecer vale-serviços (ou vale-presente, onde a cliente possa comprar agora e realizar depois)

O que fazer agora?

 

Está pensando em manter? Então, converse com os seus clientes: Divulgue as decisões tomadas pelo salão e o que está sendo feito para evitar o contágio. Pontue o que você está disponibilizando, se está seguindo as recomendações da OMS, se vai manter o atendimento, se vai fechar, até quando vai fechar. Comunicação é a palavra de ordem em meio à crise.

Ela é fundamental para enfrentarmos cenários ainda mais graves. Os governos estão se posicionando diariamente com recomendações e orientações a respeito do comércio, número de contaminações e outras medidas a serem tomadas durante este momento. Sendo assim, alguns salões de beleza também precisarão suspender suas atividades ainda nesta semana.

O que fazer nesses casos, principalmente se você não possui uma reserva financeira para sobreviver nesse período mais crítico da pandemia? Seguem algumas recomendações que podem ajudá-lo:

– Faça um levantamento das suas despesas: Liste todas as suas contas, o que você tem de pagar virando o mês: Salários, impostos, boletos de compra, cartões de crédito, fornecedores, aluguel.

– Faça uma análise das suas despesas: O que você precisa pagar agora? O que tem juros mais alto no caso de atraso de pagamento? O que pode ser cortado no momento?

– Negocie com fornecedores: Comece a conversar com eles, procure saber o que pode ser feito.

– Antecipe recebíveis: Procure o seu banco, entenda as taxas de juros sobre a antecipação, pesquise outras instituições financeiras que estão disponibilizando linhas de crédito com taxas mais baixas.

– Se for necessário e precisar fazer empréstimos, pesquise muito antes! Faça simulações em diferentes instituições financeiras, bancos. Procure os empréstimos que ofereçam juros inferiores a 2% ao mês.

Estamos vivendo, sim, uma situação delicada, mas isso não significa que ela durará para sempre. Aproveite esse tempo para estudar gestão administrativa, gestão financeira, aperfeiçoar processos e inovar na forma de prestar seus serviços.

A b.drops está empenhada em ajudar os salões de beleza. Estamos aqui, de home office, trazendo conteúdo atualizado para auxiliar no posicionamento dos nossos parceiros. Juntos vamos superar esse momento.

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!