foto lavando o cabelo

Como motivar e fidelizar a equipe do seu salão de beleza

Postado por b.drops em 2 de outubro de 2017.

Os clientes são mais inclinados a se fidelizar ao profissional do que ao salão de beleza. Um dos maiores dramas que o proprietário do salão normalmente enfrenta é quando um de seus artistas decide sair. Nesses casos é muito comum ele levar grande parte da clientela. Além da consequente queda no faturamento, o salão tem que investir tempo e dinheiro para contratar novos profissionais e treiná-los. Também pode gerar problemas com outros funcionários e nas relações com clientes. Por isso, motivar e fidelizar a equipe do seu salão de beleza é tão importante.

Motivação é um tema constante em todas as indústrias hoje. Manter equipes entusiasmadas é essencial para o êxito do negócio. E, quem gerencia um salão de beleza, vive isso diariamente. Sabem que colaboradores felizes e satisfeitos vestem a camisa e se tornam fiéis ao salão. Lembre-se: o seu salão também é uma empresa! Então parte das suas tarefas como administrador é garantir uma boa relação com eles.

Pensando nisso selecionamos algumas dicas para ajuda-los a motivar e fidelizar a equipe do seu salão de beleza:

Dê um bom exemplo

 

Um elemento importante para criar um ambiente de trabalho motivador é você, o proprietário ou gerente do salão. No seu papel, o melhor a fazer é estar presente, dando um bom exemplo. Se você não mostra aos seus funcionários que se dedica ao seu negócio, não pode esperar o mesmo comprometimento deles.

Como superior, você é o grande responsável por definir a cultura do seu estabelecimento. Além de estar lá, faça com que os funcionários sintam que fazem parte do negócio. Se eles podem ver como a própria função se encaixa no negócio, eles estarão mais estimulados a fazerem um bom trabalho.

Treine seus profissionais

 

A capacitação é outro ponto de grande relevância. Quase tudo no seu salão depende da competência e motivação dos seus colaboradores. Portanto, treinamento é um fator crítico para o sucesso do seu negócio.

É importante ir além do aprimoramento de procedimentos da área da beleza. Cursos para melhorar o atendimento e técnicas de venda dos próprios funcionários são excelentes complementos. Além de incentivar a equipe, permitem que o profissional se sinta preparado para oferecer melhores serviços.

Treinar, desenvolver pessoas, avaliar o desempenho e preparar seus colaboradores devem ser ações constantes. Seus clientes usufruirão de profissionais mais especializados e estes terão mais uma razão para continuar a trabalhar no salão de beleza.

Melhore o ambiente de trabalho

 

Cultivar um bom ambiente de trabalho é fundamental para que as pessoas se mantenham alegres e entusiasmadas. Como gestor, invista o seu tempo em conhecer e se aproximar de sua equipe. Assim eles se sentirão à vontade para lhe procurar em um momento de dificuldade, ou mesmo com novas ideias para melhorar o salão.

Proporcione momentos para que as pessoas se conheçam mais, criando um sentimento de comunidade. Realize eventos para integração e descontração, como um café da manhã ou um happy hour. Comemore e reconheça eventos importantes, como um aniversário ou mês com muitos atendimentos. Pequenas coisas se tornam um grande diferencial para conquistar a lealdade dos colaboradores do seu salão.

Mantenha a agenda cheia

 

O salão precisa ter consumidores para garantir um bom faturamento e, consequentemente, atingir as expectativas dos seus profissionais. Implemente estratégias de marketing que não só tragam novos clientes, mas também estimulem os atuais a gastarem mais. Aproveite de técnicas de comunicação interna para estimular seus clientes a consumirem mais.

Não cometa o erro de assumir que só o salário faz diferença para seus colaboradores. Sentir que fazem parte e estão realizando algo podem influenciar muito mais do que você imagina. A motivação vem de acreditar em algo. Quanto mais envolvidos os seus funcionários estiverem, mais eles irão acreditar no seu negócio e se manter fiéis ao seu salão de beleza.

 

Botão download ebook como melhorar seu salão de beleza

 

A b.drops é um canal de tv exibido exclusivamente em salões de beleza. Ajudamos o salão a promover serviços e promoções nas telas enquanto entretemos as mulheres com nossa programação. Quer falar com nossos consultores? Clique aqui.

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!