Barquinhos

8 características para ser um bom líder de salão de beleza

Postado por Heloísa Campos em 28 de agosto de 2018.

Ser líder é possuir um cargo de autoridade e está diretamente ligado ao sucesso e fracasso de um negócio. O líder tem como função dirigir seus funcionários para que todos gerem bons resultados e o negócio prospere.

No entanto, ser líder vai além de tomar decisões. Garantir que o seu estabelecimento esteja funcionando corretamente, e que os seus colaboradores estão felizes, tão bem quanto suas clientes, também é tarefa dele.

Nesse texto vamos apresentar algumas características importantes para o líder dentro do salão de beleza, e mostrar o por que ter esse papel é importante.

Liderança dentro de um salão de beleza

 

A liderança é muito importante em qualquer empreendimento, inclusive em salões de beleza. Ter pessoas qualificadas para exercer essa função, é uma maneira de manter a gestão interna do salão organizada, criando um bom ambiente de trabalho. Normalmente, essas tarefas ficam por conta dos gerentes e gestores.

Esses papeis são muito relevantes para a administração de um salão. Não há uma receita de bolo que mostre como essas funções devem agir. Cada estabelecimento pode e deve definir os papéis de acordo com o seu próprio espaço, de forma a adequá-las à estrutura e perfil do salão.

Divisão de tarefas

 

Todas as atividades e funções do salão de beleza devem ser bem definidas e estarem claras especialmente para a equipe de colaboradores do salão de beleza, evitando problemas de comunicação. Cada um deve respeitar o espaço e tarefas do outro para, assim, tudo acontecer de forma harmoniosa.

Trabalhe com excelência e transparência

 

Não minta para seus funcionários e clientes. Ter a capacidade de administrar conflitos e saber adaptar-se de acordo com a situação que se encontra o seu salão, é algo essencial para alguém que esteja com um papel importante.

Seja comunicativo

 

Comunicação clara e efetiva é essencial tanto com os seus colaboradores como com as clientes do salão de beleza. Esteja aberto a opiniões e saiba lidar com críticas também. As pessoas estão muito mais propensas a criticar do que elogiar. Cabe a você saber guiar essas situações e transformá-las em algo positivo.

Tenha equilíbrio

 

A agenda de salões de beleza é sempre lotada e conturbada, sobra pouco tempo livre. É imprescindível definir corretamente quais são as prioridades para cada função e tarefa tanto dos líderes quanto dos colaboradores. Assim, é possível evitar imprevistos. Não se esqueça também de ter tempo para si, para você poder exercer um bom papel de líder, é importante que todas as áreas da vida estejam equilibradas.

Esteja atualizado

 

É muito importante o (a) líder saber sobre as inovações do mercado da beleza e do mundo dos negócios. É um segmento que vem crescendo muito e sempre aparecem novidades. Vá a eventos de beleza, se informe, pense como trazer inovações de outros setores para o seu. Isso pode ser um diferencial para seu salão!

b.drops entretenimento salão de beleza

Seja humilde

 

Não é porque você exerce um cargo de autoridade, que deve tratar os outros com grosseria. É importante ser amigável e admitir suas falhas. Isso colaborará para que o seu salão de beleza tenha um ambiente leve para se trabalhar. Os colaboradores devem se inspirar em você. Então haja de forma cordial e educada.

Trabalhe em equipe

 

O líder não trabalha sozinho! É essencial não só saber trabalhar em equipe, mas também orientar a sua equipe para que trabalhem bem entre si. Uma tarefa importante para qualquer gestor, é garantir que uma equipe formada por pessoas diferentes trabalhe bem em conjunto, evitando conflitos e com a produtividade alta.

Veja também nosso post com dicas de como você, gestor de salão, pode motivar seus funcionários.

Cultura Organizacional

 

A cultura organizacional se refere aos valores que dentro de um ambiente, quando compartilhados, geram uma identidade do negócio e no relacionamento entre as pessoas. As interações que as pessoas têm em um lugar seguem determinados valores e ajudam a construir a cultura.

Dentro de um salão de beleza isso não é diferente. É importante que os seus líderes e funcionários estejam alinhados a cultura do seu estabelecimento. Isso determinará a forma como você conduz os seus negócios, como contrata pessoas, como trata as suas clientes.

O gerente e o gestor são pessoas que vestem a camisa do negócio, e são em quem normalmente seus funcionários se inspiram. Por isso, é importante que eles transmitam a cultura do salão de forma correta.

No decorrer do texto explicamos alguns traços importantes que o líder de um salão de beleza deve levar em consideração no seu dia a dia. É essencial pensar que tipo de líder você está promovendo, porque cada tipo colherá frutos diferentes. Pense bem antes de tomar qualquer decisão e transmita sempre uma imagem boa, principalmente sob a sua equipe e clientes. Compartilhe sua experiência como gestor de salão, envie um e-mail para euquero@bdrops.tv

E-book

 

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!