Treinamento

7 tipos de clientes que seu salão precisa aprender a lidar

Postado por Heloísa Campos em 21 de agosto de 2018.

Dentro de um estabelecimento existem diversos tipos de clientes, e saber lidar com cada uma delas é essencial. A Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios fez uma pesquisa em que 61% dos consumidores dizem que o bom atendimento é mais importante do que o preço ou qualidade dos produtos. Por isso, os estabelecimentos devem investir em treinamentos para sua equipe, além de conhecer bem as suas clientes.

Saber lidar com públicos diferentes dentro do salão permitirá que você crie estratégias apropriadas para atingi-los da maneira correta. Vamos mostrar alguns tipos de cliente que seu salão de beleza precisa conhecer e aprender a lidar.

A cliente atrasada

 

Cliente com relogio

  • “Desculpe, perdi o horário.”
  • “Eu esqueci completamente!”
  • “Você pode me esperar uns minutinhos?”
  • “Em 15 minutos estou aí.”

Essas frases, e muitas outras parecidas, são comuns em todos os salões de beleza. Sempre há aquelas clientes que esquecem do horário ou dia marcado, e acabam chegando atrasadas ou nem comparecem.

Por isso é importante identificar essas clientes e estabelecer alguma forma de lembra-las o serviço que foi marcado. Uma dica é enviar SMS ou mensagem no WhatsApp como lembrete. Para algumas clientes, você pode pedir para a sua equipe de recepção ligar confirmando.

Ao mesmo tempo, é importante você ter algumas soluções para imprevistos. Muitas vezes a cliente pode ter se atrasado por algo além do controle dela. Como você poderia ajudá-la nesses casos? Tenha sempre uma carta na manga.

A cliente indecisa

 

A cliente indecisa geralmente fica insegura e se questiona muito sobre o serviço, o profissional e até o salão. Elas podem tornar o processo desgastante, mas é uma ótima oportunidade para o seu profissional mostrar o seu conhecimento e criar um laço com ela. É importante ele demonstrar interesse nas dúvidas da cliente, estudar bem o caso e fazer sugestões com base nisso. Dedique tempo a essas clientes para garantir que elas saiam felizes e ainda possam se tornar fiéis ao salão de beleza.

A cliente que entende de tudo

 

Cliente escolhendo cor

Com tanta informação disponível na internet, há clientes que já chegam super informadas sobre os procedimentos e decididas a fazer algo. Também tem aquelas que acham que sabem de tudo, mas sabemos que isso nem sempre é verdade. Cabe ao gestor do salão orientar seus profissionais, e estabelecer estratégias para conversar com essas clientes.

É importante orientá-las quando o procedimento não é adequado, mesmo que elas insistam. É melhor se negar a realizar algo com uma boa justificativa do que ter uma cliente insatisfeita depois. Mas sempre dê alternativas para elas e construa a solução com elas.

A cliente infiel

 

Sabe aquela cliente que aparece no salão uma vez a cada 6 meses? Por que ela não frequenta o seu salão mais vezes? Será que ela faz outros serviços em seus concorrentes? Fidelizar as suas clientes não é fácil. Porém, existem algumas estratégias as quais você pode adquirir. Temos um texto falando exatamente sobre isso: 4 passos para fidelizar as clientes do salão.

Dê valor as clientes infiéis e tente convertê-las, pois conquistar uma nova cliente pode sair até 7 vezes mais caro do que manter as atuais!

A cliente fiel

 

Cliente sorrindo

Todo salão de beleza possui as clientes que são fiéis. E é muito importante que elas continuem sendo. Portanto, é legal sempre pensar em ações que as façam felizes e que não deixe transmitir o desejo da procura por concorrentes.

No entanto, clientes fiéis podem não ajudar no faturamento do seu salão. Pois, não é porque são fiéis que conhecem todos os seus serviços e realizam os tratamentos mais caros. Há mulheres que fazem o cabelo no seu salão, porém unha em outro. Por isso, é importante divulgar seus serviços para aumentar o ticket médio do seu salão. Veja nosso post sobre como usar a tv para aumentar as vendas do seu salão de beleza.

A cliente tímida

 

Mulher no salão

As clientes tímidas normalmente são caladas e podem ser mais difíceis de interpretar. Sendo assim, é preciso ter cuidado para não fazer algum procedimento que elas fiquem insatisfeitas.

Cabe ao profissional pensar em técnicas para fazê-las falar, porém sem se impor e deixá-las desconfortáveis. Demonstre interesse e faça as perguntas certas. Dê total atenção a elas, para que elas não se sintam abandonadas.

Tendo um ambiente descontraído e que deixe a cliente confortável, faz com que a timidez passe mais rápido. Com todas as informações necessárias, é possível oferecer algo bom e que transmita confiança.

A cliente tagarela

 

Cliente tagarela

Assim como existem as tímidas, há as tagarelas. Muitas clientes veem o salão como um ambiente descontraído e íntimo. Aposto que muitas mulheres já te contaram sobre a vida inteira delas, enquanto estavam fazendo algum procedimento. Lembrou de alguém, né?

Há técnicas que podemos aplicar também:

  • Tente evitar que elas fiquem perto das pessoas mais quietas, afinal de contas, há clientes que preferem o silêncio.
  • Não deixe que as tagarelas atrapalhem seu andamento de trabalho. Caso precise fazer alguma outra coisa, seja educada (o) e peça licença.

Geralmente, pessoas assim gostam de receber atenção e podem não perceber o quanto estão falando. Seja simpático e não se irrite. Ter um bom relacionamento com suas clientes é essencial para o bom andamento do salão de beleza.

Aprenda a lidar com todos os tipos de clientes

 

No salão de beleza você encontra pessoas de perfis muito variados, com problemas distintos. Portanto, prepare sua equipe de atendimento para lidar com qualquer humor, afinal, o atendimento também é um canal de marketing para o salão de beleza.

E você, conhece outros tipos de clientes? Conte para nós: euquero@bdrops.tv

Você pode aprender e conferir muito mais fazendo o download do nosso E-book: “Como melhorar seu salão de beleza”.

E-book

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!