planejamento estratégico

Dica de planejamento estratégico para seu salão de beleza

Postado por Heloísa Campos em 22 de junho de 2018.

Fazer um planejamento estratégico do seu salão de beleza pode soar complicado. Porém, deve-se dedicar tempo a isso, pois ele é uma empresa como qualquer outra. Você sabia que existem ferramentas que podem ajudar? Nesse texto, te apresentaremos a análise SWOT, uma metodologia para te auxiliar a fazer o planejamento estratégico do seu salão de beleza.

Antes de tomar alguma decisão importante dentro do salão, é essencial que se faça uma análise dele. Com isso, o gestor tem embasamento para formular estratégias e mais segurança para tomar a ação adequada.

O que é Análise SWOT?

 

SWOT é a sigla em inglês para Strenghts (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), aqui no Brasil chamamos ela de FOFA. A análise SWOT é uma ferramenta de administração que permite fazer um diagnóstico de um negócio ou projeto. Isso quer dizer que, através dela, você estudará diferentes aspectos que englobam seu salão de beleza e o ambiente que o cerca.

Análise Swot

 

Como fazer a Análise SWOT?

 

Não se preocupe, é fácil!

Para realizar a análise é necessário criar uma tabelinha como na imagem acima, nela você preencherá todas as informações do seu salão de beleza. Assim, você pode analisa-las sem confusão. Criamos um modelo para te ajudar, é só preencher os seus dados abaixo:


Ambiente Interno

 

O primeiro passo é entender o Ambiente Interno. Nele são avaliadas todas as atividades e características internas do próprio salão de beleza.

Você deverá observar como é o funcionamento do seu salão no que diz respeito a serviços, decoração, funcionários, atendimento, entre outros. Ou seja, são características que você tem o controle e autonomia para mudar. Por exemplo, se você perceber que um cabeleireiro está tendo dificuldades no atendimento, você terá como orientá-lo a melhorar e até sugerir um curso.

Por mais dedicado que você esteja ao dia a dia do seu salão de beleza, é importante dedicar tempo a essa análise e apontar tudo. Mesmo coisas pequenas podem fazer a diferença quando você avaliar todo o cenário que envolve o seu salão de beleza.

Dentro do ambiente interno vamos listas as forças e fraquezas do seu salão de beleza:

  • FORÇAS

Nesse tópico, você deve observar quais são os melhores serviços e atributos do seu salão de beleza. Se pergunte: Quais os diferenciais do meu salão? O que coloca o meu salão a frente dos meus concorrentes? Por exemplo, se você acredita que a sua decoração e seu atendimento, são diferenciais importantes, liste-os.

Pense além do que as suas clientes enxergam, avalie os seus processos internos também, como os administrativos e recursos humanos. Lembre-se que cada estabelecimento tem suas próprias características. Cabe a você, gestor do salão, classifica-las como algo bom, ou ruim.

  • FRAQUEZAS

Depois de listar as forças do seu salão, é necessário se atentar aos pontos negativos do seu estabelecimento. É importante que tudo seja respondido verdadeiramente. Afinal, é sabendo seus erros, que você fará acertos para melhorá-los.

Entram nesse tópico, todos os fatores que prejudicam o progresso do salão. Por exemplo, se o tempo de atendimento é lento, isso pode ser algo negativo para a sua reputação e deve ser listado. Se você atrasa os pagamentos aos seus fornecedores, também adicione nessa lista.

Ambiente Externo

 

Depois de entender o Ambiente Interno, é a vez de analisar qual é o Ambiente Externo em que seu salão está inserido. Conhecer o cenário que envolve o seu salão de beleza, ajuda o gestor a ter uma visão mais ampla do mercado e do ambiente que o cerca.

Aqui entram fatores que estão fora do controle do salão de beleza, mas que podem impactar o negócio de alguma forma. É importante avaliar tanto os fatores mais próximos ao salão (clientes, fornecedores, concorrentes, etc.) quanto fatores mais amplos (político legal, economia, demografia, tecnologia, clima, etc.). Por isso, listamos as oportunidades e ameaças:

  • OPORTUNIDADES

No primeiro tópico do ambiente externo, deve ser citado tudo que impacta de modo positivo o seu negócio e não depende de você para acontecer. São acontecimentos que trarão benefícios para o crescimento do seu salão de beleza. Por exemplo, eventos voltados para o segmento da beleza, uma isenção fiscal, a abertura de um estacionamento próximo ao salão, entre outros.

  • AMEAÇAS

Neste ponto começamos a pensar em fatos do ambiente externo que possam ser uma ameaça ao salão de beleza. Leve sempre em consideração o que realmente é relevante e pode impactar o seu negócio. Somente tendo o conhecimento destas ameaças conseguimos pensar em como prevenir ou solucionar algo. Alguns exemplos: um novo concorrente, a limitação financeira de suas clientes, uma greve de caminhões ou problemas com o fornecedor.

Qual o resultado?

 

Depois de preencher a tabela da Análise SWOT, você terá como resultado a “Matriz SWOT’’. Como dito no início do texto, essa ferramenta permite um diagnóstico do seu salão de beleza.

As fraquezas, forças, oportunidades e ameaças falam entre si. É papel do gestor cruzar todos os dados da matriz e avaliar qual estratégia e ações criar para o seu salão de beleza. Pense em como você pode minimizar as fraquezas e ameaças, aproveitando o seu potencial (forças e oportunidades).

Faça o download do nosso modelo e comece a fazer a Análise SWOT do seu salão de beleza agora.

VEJAMOS UM EXEMPLO…

O Salão Petit é um salão pequeno no interior de São Paulo, e quer se tonar um salão sustentável, com produtos orgânicos, veganos e mais naturais.

FORÇAS

  • Tenho um bom atendimento
  • Mão de obra qualificada
  • Ambiente diferenciado
  • Tenho capital
  • Boa reputação

FRAQUEZAS

  • Alto custo
  • Somente uma unidade
  • Salão de pequeno porte
  • Capacidade de atendimento limitada
  • Meus profissionais não têm conhecimento sobre sustentabilidade

OPORTUNIDADES

  • Eventos e feiras sobre o tema
  • Uso de tecnologia no aprimoramento dos produtos
  • Sites e blogs com informações sobre o assunto (conhecimento disponível)
  • Bom relacionamento com fornecedores

AMEAÇAS

  • Concorrentes com preços mais acessíveis
  • Poucas pessoas ainda se preocupam com sustentabilidade
  • Limitação financeira das clientes

ANÁLISE

Avaliando o cenário do Salão Petit, o gestor ligará os dados e começará a montar o planejamento estratégico do seu salão de beleza.

  • Apesar dos profissionais do salão não terem conhecimento sobre sustentabilidade, o gestor do salão pode aproveitar o conhecimento disponível para ensiná-los.
  • A proximidade com os fornecedores também pode ajudar, através da oferta de cursos e workshops.
  • Além disso, ele pode usar seu capital, para ir a eventos e feiras sobre o tema para trazer novidades e conhecer a concorrência.

São inúmeras possibilidades que o gestor do salão pode criar e assim estabelecer as estratégias de crescimento do Salão Petit.

Conclusão

Essa metodologia permite que os gestores tenham um conhecimento maior do próprio negócio e assim consigam criar estratégias de crescimento para o salão. Em um mercado que cresce todos os dias, é essencial estar sempre um passo à frente dos concorrentes.

Agora que você já fez e sabe tudo sobre Análise SWOT, que tal conferir algumas ferramentas de marketing para o seu salão? Veja no nosso blog.

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!