foto maquiagem

Ferramentas de marketing para Salão de Beleza

Postado por b.drops em 2 de outubro de 2017.

A concorrência está a cada dia maior e, como proprietário ou gerente, você deve buscar formas de comunicar seus diferenciais para o mercado. É essencial utilizar ferramentas de marketing para salão de beleza. Porém, de nada serve conhecer técnicas se você não as colocar em prática e entender o retorno que elas trazem.

Muitos salões não possuem uma equipe de marketing ou uma agência, mas é possível trabalhar com poucas técnicas de forma prática e eficiente.

3 dicas para começar

 

Para facilitar a criação da sua estratégia, gostaria que você pensasse sobre os pontos a seguir. Eles tornarão o seu trabalho mais fácil e guiarão você durante a definição de quais ações de marketing implantar.

 

1. Divulgue 1 único serviço

Recentemente fizemos um estudo com 20 salões de beleza em São Paulo. Comparamos salões que focaram em melhorar as vendas de um serviço e outros que tentaram “otimizar”, divulgando vários serviços e promoções ao mesmo tempo. Sabe qual foi o resultado?

Aqueles salões que divulgaram vários serviços, não tiveram aumento de vendas em nenhum deles! No fim, a cliente do salão recebeu vários conteúdos e nenhum se destacou em sua memória.

Portanto, é melhor você definir um serviço ou produto a ser divulgado por um período. Assim a chance de você obter melhores resultados é maior, tanto para você quanto para seus diversos profissionais.

 

2. Conheça os números

O quanto você conhece o seu salão de beleza? Como você medirá o resultado de uma campanha sem saber o seu desempenho antes dela? É imperativo que antes de definir suas estratégias de marketing você conheça os números do serviço que você pretende divulgar.

  • Quantos clientes únicos adquiriam este serviço nos últimos 30 dias?
  • Quantos atendimentos foram feitos no último mês?
  • Qual foi o faturamento?
  • Os profissionais têm agenda livre para o atendimento a ser divulgado?

 

3. Quem vem por preço, vai embora por preço!

Se você acostumar sua cliente a fazer luzes com 20% de desconto, ela se tornará fiel ao desconto, não ao seu salão. Portanto, muito cuidado antes de abaixar os preços.

Muitas vezes o seu serviço não é vendido simplesmente por falta de conhecimento. Será que todas as suas clientes de manicure sabem que você oferece depilação? Ou conhecem os benefícios da esmaltação em gel?

Não se esqueça! Fidelizar uma cliente é muito mais barato do que atrair uma nova.

 

3 Ferramentas de marketing para salão de beleza

 

Agora que você já pensou nos pontos anteriores vou indicar algumas ações de marketing que podem fazer uma grande diferença no seu resultado e são de fácil implementação.

 

 

1. Mídias sociais 

Negócios que não estão nas redes sociais hoje podem ser esquecidos. O brasileiro passa mais de 6 horas por semana navegando em sites e aplicativos como Facebook, Instagram, Youtube, etc. Aproveite esse fluxo para fazer parte do dia a dia de suas clientes e também atrair novos. Poste fotos de antes e depois, divulgue promoções e novos serviços, enalteça os seus profissionais.

Também é essencial que as clientes interajam com os seus canais. Quanto mais seu seguidor curtir e comentar nas suas redes, mais ela aparecerá para ele. Portanto, faça uma movimentação para que suas clientes e seus profissionais curtam a sua página, utilizem a sua # hashtag, façam check-in no seu espaço. Existem diversas formas de estimulá-los a falar com a sua marca no ambiente online. Isso te ajuda a gerar conteúdo de forma barata e a estar mais conectado com suas clientes.

 

2. E-mail Marketing

Além de ser uma solução barata, é uma forma de comunicação que fala direto com a sua consumidora.

Nunca compre lista de e-mails! É uma prática ilegal e você não sabe se está falando com o público correto. Desta forma, as chances de seu e-mail ser considerado SPAM são enormes e isso prejudicará os seus envios.

Peça o e-mail das suas clientes durante o cadastro ou pagamento. Outra forma é fazer algum sorteio no salão de beleza e pedir a informação em troca.

Use a lista que você construir de forma inteligente. Não dispare tudo para todos. Por exemplo, não envie informações sobre micropigmentação para alguém que já faz esse serviço com você. A pessoa pode deletar a mensagem e nem abrir a próxima. É ideal que você conheça suas clientes e envie e-mails mais assertivos.

Aproveite sites de automação de envio de e-mails. Eles permitem que você acompanhe as estatísticas da entrega e ajudam a manter a autoridade da sua conta. Assim suas comunicações tem menos risco de serem direcionadas para o lixo eletrônico.

 

3. Melhore sua comunicação interna

Suas consumidoras ficam cerca de 1 hora no seu salão de beleza, quando não ficam muito mais. Quanta informação você não poderia passar a elas durante esse período? Aproveite o momento que sua cliente está dentro do seu salão para que ela conheça outros serviços!

Essa comunicação pode ser feita através de banners e folhetos. Você também pode aproveitar uma solução mais moderna e eficaz como um canal de tv interno especializado no seu público. Além de entreter sua cliente, os serviços que muitas vezes as clientes nem sabem que você possui, podem ser divulgados na tela.

b.drops oferece este serviço, onde além de conteúdos de entretenimento, como desfiles de moda, dicas de beleza, decoração e muito mais, também produzimos o conteúdo do seu salão para ser divulgado nas televisões internas. A ideia é fazer com que sua cliente conheça ainda mais os diferenciais do seu salão.

 

Quer saber mais sobre? Clique aqui e peça para nossa equipe entrar em contato com você!

Você também pode encontrar mais dicas baixando o nosso ebook:

Botão download ebook como melhorar seu salão de beleza

 

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!