lavando o cabelo salão de beleza

5 Dicas para um salão de beleza sustentável

Postado por b.drops em 27 de julho de 2017.

Quando falamos de sustentabilidade, parece que é uma realidade muito distante de um salão de beleza. Temos a impressão que somente grandes empresas podem se dedicar para ter negócios sustentáveis. Que esse processo exige muito desenvolvimento e investimento. Porém, todos podemos fazer mudanças para ter uma vida e um negócio que colaborem com o meio ambiente.

Já conhecemos os benefícios que o consumo consciente traz para o nosso planeta. Mas, como administrador de um salão, você também deve considerar o retorno financeiro que novos hábitos podem trazer para a sua empresa.

Uma pesquisa encomendada pela Unilever e realizada pelo Europanel, entrevistou 20 mil pessoas no Brasil, Índia, Turquia, EUA e Reino Unido. O resultado revelou que 85% dos entrevistados de países emergentes, como o Brasil, preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou meio ambiente.

Ser um salão de beleza sustentável não necessariamente significa mudar drasticamente a sua rotina. Provavelmente você já executa algumas ações sustentáveis, porém, como já faz parte do seu dia a dia você não dá valor.

Neste texto vamos expor 5 dicas para um salão de beleza sustentável. Pensando em ações que tenham uma implementação simples.

Confira alguns itens simples de implementar em um salão de beleza sustentável:

 

1 – Produtos de marcas que não fazem teste em animais.

 

Existem muitas empresas de cosméticos que optam por não testar seus produtos em animais. Você pode pesquisar na internet marcas nacionais e internacionais que fazem parte deste movimento, conhecido como Cruelty Free (livre de crueldade). Já é possível trabalhar no seu salão apenas com marcas que levam essa bandeira.

 

2 – Reciclagem correta

 

Cada produto e embalagem deve ter um descarte correto. Especialmente produtos que levam químicos, devem ser direcionados para não contaminarem o meio ambiente. Fale com o seu fornecedor e peça instruções sobre como reciclar as embalagens e como descartar resíduos. Busque empresas preocupadas em fornecer produtos que gerem pouco lixo e que estes sejam recicláveis. Com tantos materiais utilizados, cada um deve ter o seu destino correto.

 

3 – Reduza o consumo de água no salão

 

Implemente sistemas para lavatórios que controlam a vasão da água e instrua seus colaboradores. Se preocupe com possíveis vazamentos e sistema hidráulico antigo nos banheiros, já existem descargas que podem economizar até 70% do consumo de água. Também considere oportunidades de fazer o reuso da água para a limpeza.

 

4 – Controle a conta de luz

 

Seu salão possui muitas janelas? Alguns projetos para salões de beleza tem a preocupação de melhor utilizar a luz natural para diminuir a quantidade de lâmpadas em seus ambientes. Aproveite o sol e tire as cortinas do seu salão.

Se o caso acima não se encaixa no perfil do seu salão, não se preocupe. É possível controlar a conta de luz trocando as suas lâmpadas por lâmpadas de LED. Algumas empresas já possuem estudos especializados comprovando o quanto o seu salão irá economizar realizando estas trocas.

 

5 – Economize papel

 

Muitos salões já eliminaram agendas, blocos de anotações ou comandas em papel e transformaram seus controles em sistemas automatizados. Opte por utilizar softwares, sites e aplicativos. Já pensou na economia de papel que você está fazendo?

E a sua comunicação interna, como é feita? A b.drops oferece a oportunidade de você falar com os clientes do seu salão através de um canal de tv próprio, podendo assim eliminar folders, flyers, revistas e outras comunicações em papel.

 

Divulgue as ações sustentáveis do seu salão de beleza

 

Agora é implementar as ações e divulgar. Defina uma estratégia simples para comunicar mais esse diferencial para mostrar para a sua cliente. Ela ficará feliz de frequentar um lugar que tem essa preocupação e também poderá estimula-la a fazer o mesmo em casa e no trabalho.

Você pode informa-la através do seu canal de tv interno, colando adesivos nos pontos “sustentáveis” do salão, divulgando em suas mídias sociais e também através de seus colaboradores.

 

Se você gostou deste texto, talvez também terá interesse em: 3 práticas que grandes salões de beleza aplicam para aumentar o faturamento

 

Botão download ebook como melhorar seu salão de beleza

Postagens
recentes

Confira abaixo o que a equipe b.drops preparou pra você!